Kuau: Aplicativo que ajuda estudantes a definirem sua área de atuação no futuro

Tempo de leitura: 4 minutos

 Kuau Aplicativo

NEP fecha parceria com o aplicativo Kuau que ajuda seus alunos na orientação vocacional

O que você quer ser quando crescer? É essa a pergunta que o aplicativo Kuau busca ajudar os alunos a responderem.

Mas sabemos que não é tão simples assim.

Isso porque são tantas opções, profissões e faculdades existentes que alguns alunos que estão prestes a fazer vestibular ainda sentem dúvidas sobre seu destino.

E é por esse motivo que o NEP se preocupa em ajudar seus alunos a escolherem corretamente seus cursos para que se tornem profissionais de qualidade no futuro.

Parcerias como esta ou como a do Google for Education é umas das provas de que o NEP utiliza a tecnologia a favor de seus estudantes.

 

Kuau Aplicativo

A importância da orientação vocacional

A orientação vocacional é o processo que ajuda estudantes a conseguirem uma compreensão adequada das diferentes opções profissionais, definindo aquela que esteja mais de acordo com seus interesses e objetivos pessoais.

Além disso, esse processo também tem como objetivo:

  1. Identificar aptidões individuais
  2. Descobrir interesses profissionais
  3. Analisar características pessoais
  4. Trabalhar o autoconhecimento
  5. Alinhar habilidades e características pessoais
  6. Aprender o significado do trabalho para o ser humano
  7. Entender que a escolha implicará diretamente em seu projeto de vida

A verdade é que não há nada melhor do que trabalharmos com que gostamos e esse processo se faz extremamente necessário além de ser completamente útil para que nossos alunos do ensino médio consigam tomar suas decisões corretamente.

 

Principais problemas enfrentados pelos alunos que não passaram pelo processo de orientação:

A falta de orientação vocacional no ensino médio pode acarretar grandes problemas no futuro, não só para o aluno, mas também para os pais e consequentemente, para a sociedade. Tais como:

  1. Insatisfação em relação à escolha profissional realizada;
  2. Insegurança diante de uma nova escolha;
  3. Não apresentar as habilidades requeridas para o exercício da profissão;
  4. Não ter conhecimento sobre o processo de inserção no mercado de trabalho;
  5. Reprovação em disciplinas como a principal razão para o abandono do curso, dificultando também o processo de re-escolha.

E foi pensando em solucionar esses problemas que surgiu o aplicativo Kuau.

 

kuau o que te inspira

Como funciona o aplicativo Kuau?

O Kuau é uma startup brasileira, que criou uma tecnologia única no mundo.

O diferencial é a metodologia inovadora de orientação profissional, que foi desenvolvida a partir de pesquisas e trabalhos científicos nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Tecnologia da Informação e Design.

O Kuau é um programa de orientação profissional através de um aplicativo móvel. Ajuda alunos a escolherem sua profissão, curso e a faculdade ideal. É uma solução de fácil implantação e gestão. E o melhor: é uma ferramenta gratuita para os alunos! diz Gilber Machado, idealizador da startup.

A tecnologia oferece um método estruturado com informação segura e confiável sobre diversas profissões e cursos universitários, uma fonte de inspiração através de pessoas apaixonadas por suas profissões.

A partir de uma jornada de conteúdos em vídeos de curta duração, cada aluno reflete sobre as profissões e descobre seus interesses, habilidades e competências através de um termômetro de afinidade.

kuau funciona

Leia mais: Música na Educação: 5 dicas para evoluir a Identidade Sonora do seu filho

Como o NEP vai trabalhar?

É com satisfação que o NEP informa que está implantando um novo Programa de Orientação Profissional em parceria com o app Kuau.

O objetivo é orientar os nossos alunos do 2º e 3º ano do Ensino médio na escolha da profissão e do curso universitário.

Os pais também podem – e devem – participar deste momento. A participação da família é fundamental e ela pode contribuir com diálogo, reflexão, informação e, principalmente, apoiando a escolha do seu filho.

 

kuau sonhos e inspiracao

Trabalhar a auto confiança dos alunos é uma das premissas do NEP

Escolher corretamente sua profissão não é só acertar no curso. Isso também quer dizer que o aluno está bem orientado, motivado e que já sabe o caminho que terá que trilhar até conseguir conquistar o seu sonho.

Ficamos felizes em poder contribuir com o futuro da sociedade e esperamos fazer cada vez melhor o nosso papel na formação de profissionais de qualidade.


Mais informações sobre este projeto com a Coordenação da unidado do NEP Praia de Itaparica.